
Ginástica artística: precisão, ritmo e equilíbrio
A ginástica é a ciência racional dos movimentos corporais e exige muita disciplina de seus praticantes. Apesar de a maioria das pessoas restringir sua relação com essa modalidade esportiva apenas às competições olímpicas, a ginástica é um esporte complexo e fascinante. Vamos falar mais sobre ela?
Oficialmente, a ginástica tornou-se modalidade esportiva por volta de 1890, mas a origem da prática vem de tempos muito mais antigos. Desde a pré-história o homem já praticava ginástica, exibindo suas habilidades corpóreas.
No Egito Antigo, homens de rua também testavam seu equilíbrio e precisão utilizando-se dos movimentos corporais a fim de divertir quem por ali passasse.
Já os gregos praticavam a ginástica como treino para aprimorar-se enquanto exército. Aliás, o modelo de apresentação da modalidade como conhecemos hoje deriva também desse povo: os gregos formaram as primeiras escolas de preparação para exibição de atletas em ginásios.
Muito similar ao que vemos hoje, não é mesmo?
É esporte, mas também é arte
Apesar de ser extremamente técnica e precisa, a modalidade é também artística, uma vez que conta com a sincronia dos movimentos corporais do atleta, a música ou o ritmo que este segue em sua apresentação e a interação do praticante com os aparelhos. Quem já observou uma apresentação de ginastas com fitas, por exemplo, entende bem o que queremos dizer.
A ginástica artística é um esporte lindo de ser observado e também traz muitos benefícios para o atleta. Dentre os principais objetivos da ginástica olímpica encontra-se a busca da performance, do controle neuro-muscular e senso rítmico, do equilíbrio total do corpo e de uma postura correta e saliente.
O ginasta sempre deverá procurar demonstrar segurança e superioridade através da prática de exercícios de diferentes graus de dificuldade, executados de forma harmônica e precisa, pois esta modalidade se baseia essencialmente na qualidade.
A Trajano oferece aulas de Ginástica Artística, onde são ministrados exercícios tanto no solo quando nos aparelhos. Que tal dar praticar um esporte diferente do convencional?
Etiquetas: Artística, Equilíbrio, Ginástica, Ritmo