• Início
  • Ingerir álcool atrapalha seu treino?

Ingerir álcool atrapalha seu treino?

O álcool ganhou fama de inimigo da academia. Mas será que isso é verdade? O que acontece no organismo quando bebemos e por que isso atrapalha o treino? Vamos te explicar:
Para que o corpo reaja ao treinamento da maneira esperada, a alimentação também deve estar alinhada. O álcool prejudica a absorção de boa parte dos nutrientes, além de desregular outras funções do organismo, o que atrapalha – e muito! – o rendimento do seu treinamento muscular.

Vamos entender melhor esse processo:  quando a bebida é ingerida, a primeira coisa que acontece no seu corpo é a absorção desse líquido pelo intestino delgado. Se você tiver bebido uma quantidade muito pequena, esse processo se dará no estômago e no cólon.

O fígado, então, transforma o álcool em acetaldeído, substância extremamente tóxica que se liga às proteínas e modifica suas estruturas. As consequências disso podem resultar até mesmo em acúmulo de gordura no órgão, o que, a longo prazo, pode causar problemas maiores, como a incidência da cirrose hepática.

Para quem malha, a consequência mais rápida é diminuição da capacidade do corpo em absorver vitaminas e minerais – necessários para se ter energia e disposição para realizar as atividades físicas. Isso acontece porque enquanto o fígado está preocupado em eliminar as toxinas, acaba também eliminando vitaminas e minerais que deveriam ser absorvidos. Resultado: pouca vitamina e muita gordura!

Atletas e frequentadores assíduos da academia sabem bem: deficiência de vitaminas e ganho de massa muscular definitivamente não combinam. A parte hormonal também sai prejudicada após o consumo de álcool, uma vez que este age sobre o hipotálamo, hipófise e testículos, os grandes responsáveis pela produção de testosterona (hormônio responsável pela característica e força muscular).

Então, sim! Sabemos que ninguém é de ferro, mas que a verdade seja dita: o consumo de bebidas alcoólicas atrapalha seu treino. Equilibrar disciplina e diversão é sempre a melhor saída!

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *