• Início
  • Você sabe o que é Sanda (ou Sanshou)?

Você sabe o que é Sanda (ou Sanshou)?

Você já ouviu falar no Sanda? Ainda pouco popular no Brasil, o Sanda (ou Sanshou) é uma modalidade de combate desportivo do Kung Fu onde são utilizados chutes, socos e projeções (quedas). Tem escolas que trabalham os dois juntos e outras que separam as modalidades.

Na Trajano, as aulas são dadas separadamente, pois de fato elas são divergentes entre si: no Sanda, dois adversários competem em um ring, em esquema parecido com o box (um dos motivos de receber o nome informal de Box Chinês), além disso, ao contrário do Kung Fu, o nível mais alto que um atleta pode alcançar é a faixa…branca!

Origens

Originalmente, O Sanda foi desenvolvido para melhorar o desempenho do exército chinês e, na antiguidade, torneiros e combates eram feitos sobre uma plataforma sem cordas, que os chineses chamavam de Lei Tai.

Naquele contexto, haviam três maneiras de vencer uma disputa: arremessar o adversário para fora do espaço demarcado pelo Lei Tai, apagá-lo ou fazê-lo desistir.

Com o passar do tempo, a modalidade sofreu algumas alterações para garantir a integridade física dos atletas e hoje utiliza-se proteção (protetor bucal, de cabeça, torácico, genital, ataduras e luvas de boxe).

Por que praticar Sanda?

Por ser um esporte rápido, o Sanda (como todas as outras artes marciais) trabalha o raciocínio e a agilidade. O esporte também exige força e trabalha braços, peito e pernas, essencialmente.

A queima calórica é intensa durante as aulas e a resistência do corpo e mente são trabalhados o tempo todo. É um esporte completo.

Na Trajano, as artes marciais são sempre enaltecidas e incentivadas. Que tal dar uma olhada nas modalidades que oferecemos?

Venha treinar com a equipe de sanda mais antiga de Vinhedo! Somos filiados à Liga Paulista de Kung-Fu e seguimos a graduação oficial. Tenha acesso a pelo menos 3 competições anuais, cursos, intercâmbios e vantagens exclusivas. Agende uma aula teste agora mesmo.
Encontre nossas aulas exclusivamente nas academias:
Trajano Academia – Fight & Fitness.

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *